Foto Beto Albert (Arquivo/Diário)
Santa Maria sedia, até este sábado, a 4ª Mostra de Ferreomodelismo, que ocorre no Arquivo Histórico Municipal. O evento tem entrada gratuita e reúne amantes deste hobby de várias cidades da região. A visitação pode ser feita das 9h às 17h.
A mostra conta com maquetes, dioramas e lojas. Seja para relaxar, divertir-se, desestressar ou mesmo cultivar o amor pelas ferrovias, muitas pessoas têm aderido ao hobby do ferreomodelismo. De acordo com Luciano Coimbra, um dos responsáveis pela organização do evento, este encontro é muito aguardado pelos fãs de trens elétricos em miniatura.
– O ferreomodelismo, ou modelismo ferroviário, é a porta de entrada a um mundo cheio de expectativas e realizações. Mostras, encontros, convenções e shows de ferreomodelismo são uma ótima justificativa para viajar e conhecer novos lugares e pessoas, além de passeios de trem por lugares exóticos e fantásticos – conclui Coimbra.
Organizado pela Associação de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária de Santa Maria (AFMSM), a 4ª mostra tem o apoio da prefeitura de Santa Maria, Amarqhist (Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria), Arquivo Histórico, Rumo Logística e Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.
Importância local
Com uma história fortemente ligada às ferrovias, o Arquivo Histórico recebe o evento que celebra parte importante da identidade local. A arquivista municipal, Daniéle Xavier Calil, destaca a importância da iniciativa para preservar e fortalecer a relação da comunidade com sua própria história.
– Aqui é o local ideal para a mostra porque nós guardamos a memória da cidade de Santa Maria desde que ela foi emancipada politicamente. Então, aqui também é o espaço certo para realizar esse tipo de evento, que instiga nas pessoas o amor pela cidade, pela nossa história e pela ferrovia, que foi tão importante para o nosso desenvolvimento – afirma.
Paulo Müller, um dos fundadores da AFSM, também ressalta a importância do evento para resgatar a história ferroviária de Santa Maria.
– A cidade foi um polo industrial ferroviário, e a mostra ajuda a juventude a conhecer as réplicas dos trens que circulavam aqui – destaca.
Anote aí
- Data – Até este sábado
- Horário – 9h às 17h
- Local – Arquivo Histórico Municipal, na Rua Appel, 900, segundo andar
- Informações – (55) 3174-1560 AHMSM e (55) 99912-2265 AFSM